domingo, 25 de maio de 2008

ZITO diz OK ao balanço impulsivo, e pensado, dos braços de dois performers queridões.

Chega respirando, sandálias chegam à platéia deste teatro . Mais tarde, sempre, continuaremos nossas conversas, certeza para o teatro, de situações não absolutamente silenciosas ao bebermos a pagã cerveja. Ouço os passos de Zito, o sonoplasta, largando um livro que trás por sobre uma poltrona da platéia do teatro e, tirando as sandálias para subir até sua cabine, ouço sua respiração subindo a escada da cabine que ele apelida de Alfa Soixante, um filme que não está em cartaz.
Cláudio passeia um refletor sobre o palco. Reluz a sombra azul nas pálpebras de Tônia.

ZITO, o Sonoplasta que vem da rua é sofisticadamente erudito, e silencioso.

2O silêncio do palco não é o mesmo, ou igual, ao silêncio da sala de espera onde Zito está chegando. Zito chega. Nosso músico, e sonoplasta. Neyde rapidamente o olha. Está atrasado, ouve-se sua respiração. Tonho e Tônia sob luz tênue do Marcello ( nosso iluminador, que, inquieto, aí vai começar a mexer na luz ) parecem imersos entre movimento e pausa. Agitação e silêncio, e com atenção, imobilidade que parece de passarinhos em fios de eletricidade.
É como digo no blog : há certo distanciamento quando a realidade é suspensa para mostrarmos aspectos que, eles dizem, devemos lutar para trazermos para a cena.
Os cabelos de Tonho caem à testa à procura de expressão sem muita preocupação imediata. Os cabelos de Tõnia, pintados de louro " por causa da moda ", ela já disse, debochada, estão fixados a gel. Tonho a acha " incrível " porque, enfim, ela é quem conseguiu o patrocínio de uma rede de supermercados. Isso mesmo! Ela conseguiu. É incrível; passou as mãos nos cabelos curtos, vincando um pouco o sorriso; e sem gel. "Sabe-se lá o que fez", eu disse naquele dia para eles rirem. Ela, então, baixou, firme, o arguto olhar, e disse um palavrão, "puta que pariu", com sorriso revelador, de lado, que Tonho aplaudiu. Estão sérios. Silenciosos.
Os braços de Tonho são fortes e tem mãos grandes como se pode pensar que um trabalhador tenha. Tônia é magra, "sexy", sempre fala acompanhando-se de um trejeito de Carmem Miranda. Ela adora a voz de Carmem Miranda. Vive num quarto.

O Àudio

3No fundo do palco, eu, quieto ( tem o áudio de barulho de trânsito combinado mas é que o Zito, atrasado, ainda não colocou). Eu seguro o objeto de cena "jornal". O objeto de cena " jornal" cai . Tônia levanta o rosto, rápida, muita sombra azul nas pálpebras à luz de Marcello se intensificar a ponto de provocar, nas mãos de Tonho, um ligeiro movimento, algo mesmo íntimo. Estou quieto, ao fundo do palco. O jornal caiu. Enfim Zito liga o áudio, fazendo um sinal de "ok".

3

3

4

4

5

5

6

6

7

7

8

8

9

9

10

10

5

5

4

4

3

3

2

2

1

à luz do teatro