tag:blogger.com,1999:blog-77409279386403367622023-07-17T21:59:07.743-07:00BRUCTUMdois performers no século XXIromulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.comBlogger60125tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-11791746518060316372008-06-17T13:02:00.000-07:002012-11-08T15:41:43.942-08:00 sábado à noite, é madrugada de sexta-feira.<br />
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Sente-se seguro na redação de um jornal, mesmo que de um jornal de bairro. Nâo é um meio em que se digite a descrição de cadeia montanhosa brasileira feita pelo Euclides da Cunha.Mas uma janela acessa nas arredondezas da Lagoa conforta.<br />
O editor lhe encomendara matéria sobre perfomances que a filha de um amigo seu, historiador, andava desenvolvendo nas ruas. <br />
-Tem é que marcar com ela para ela aparecer aqui!- e lhe deu o número do aparelho de . Ainda disse que o amigo chamava-se Dilermando<br />
-Dilermando, repetiu, quase para si..romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-60427815103348860982008-06-17T12:55:00.000-07:002012-11-08T15:51:00.792-08:00A janela ..Lá fora, longe, os quiosques, ou as kombis cervejeiras e as noites de sonho, ar condicionado.Ali tinha um ventilador, funcionando. E ele de pau duro, e não era madrugada.<br />
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-Cara, disse calado, como é bom ser uma sexta para sábado. E não um domingo... estou com tesão e não quero ir pra rua.<br />
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Amanhã, nem domingo telefonaria para, Tonho e Tônia... e os nomes, falou de um jeito quase mágico. Quase decidindo que era esse o nome da matéria.<br />
Tonho e Tõnia... sussura ao ouvir rojões, fogos de artifício. E ficou pensando.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-29220568218017862822008-06-07T13:24:00.000-07:002008-07-26T22:46:06.818-07:00Num domingo de muito Faustão .TInha uns filmes que sairam de cartaz mas ninguem nota.Num domingo de muito Faustão o sol lá fora convida para um olhar. O telefone toca. Tônia levanta-se para afundar a mão no bolso; pegar o celular. Na parede a imagem impressa, em papel A4; Tonho não tira retinas fixas das costas de Garbo em tecido comum, vigoroso, andando na rua; até que vira-se para TÔnia. <br /><br />É um jornalista. <br /><br /><br /><br />-Nós como assunto de crônica? Ah honrada. Mas gostamos de fotos ah gostamos de fotos( mexe os olhos, um tique)<br /><br />O sol aumenta para depois diminuir em sua intensidade . Sem dúvida uma nuvem.<br /><br />Passa a mão nos cabelos, já curtos, já oxigenados e "sim, sim " que ela retornaria com hora e local " em cima". <br /><br /> Vamos .Passam pelo corredor onde tem um espelho clássico e dourado. Os pais dela não os olha sair com muita displicência.<br /><br /><br /><br />- Sair ? <br /><br /><br /><br /> Os passos de Tonho e Tõnia não são ocos, se atritam com os degraus.Descem, vestidos, a escada.Chegam lá embaixo.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-56858869899655979252008-06-04T18:31:00.001-07:002008-07-26T22:38:42.266-07:00Na lanchonete Tonho e Tônia se decidem- Precisamos nos acostumar a ir mais para lanchonete, Tonho. São lanchonetes, padaria, bar juntos- Tônia pontifica. <br /><br />Ela batuca na mesa. <br /> <br />-Tonho, vamos apresentamos Gestos e Palavras para o jornalista ou melhor fazermos nudez com grandes bundas e grandes peitos de plástico?- Tônia o vê levantar-se da cadeira plástica presa no chão com ferros. E Tonho vai ao banheiro. Lá, em voz baixa, declama Drummond enquanto se aborrece por ter pingos de mijo na cueca. <br /><br />- Será mesmo que Palavras e Gestos repercutirá num jornal?<br />- Palavras e Gestos fica bem na rua, de noite.Mas para fotos nus é melhor !<br /><br />Se se olhar os olhos dele, em pé, do ponto de vista dos olhos dela,sentada, se verá um rosto à sombra daquela lanchonete<br />...É. Uma crônica...- ela puxa a bolsa para si.<br /><br />- O nú - Tonia reflete- tem a vantagem de ser muito conhecido... mas Gestos e Palavras é uma realidade corporal.<br /><br />- Façamos um mix<br /><br />O senhor ali passava; os teen-agers se encontravam com teen-agers e a senhora , crianças abandonadas e moça com um pouco de barriga demais para fora, pouco a pouco ouviram eles contar, pernas cruzadas, que...<br /><br />... era uma vez dois amantes tão pirados de fazerem tanta sacanagem que um dia ao se reencontrarem cerimoniosamente se cumprimentaram. Um disse, saudade; o outro perguntou " como vai?". Tônia calava esperando Tonho começar.<br /><br /><br />-Era uma vez um vendedor que olhava os amantes no estoque daquela Lojas Bahia, sobre sofá da TOQ TOQ e aí o vendedor passava o dia a atender clientes. Depois chegava em casa, deixava as manchetes de jornal de cinquenta centavos de lado. Uma noite, não aguentando mais letrinhas, saiu. Encarou um cara no mictório de um bar e foram para a mesma mesa a comentar sobre a Taça dos Libertadores e passaram a noite no jogo, cada vez mais. Agora quando o vendedor via os amantes lá no depósito, sobre o sofá TOQ TOQ, achava que tinha um segredo.<br /><br />As pessoas largaram a história pelo meio, quando já o crepúsculo chegava e o Fantástico ainda não começara. Tonho e Tõnia passeiam pela Voluntários da Pátria, rua que começa numa esquina e se alonga até à enseada de Botafogo, vista que é bloqueada por um abrupto prédio que espelha, em tom ray-ban, outros edifícios. E suas caras.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-86625367865471127632008-06-02T18:50:00.000-07:002008-07-02T16:54:42.799-07:00Gervásio, fotógrafo, e Dilermando acorrem para ajudar Tonho e Tônia num clarão no chãoTenho que lhes contar sobre Tonho e Tônia outra noite. Já ouviram falar das muvucas dos Baixos da cidade ? Claro! Pois estava eu mais o Gervásio ( fotógrafo amigo que me acompanhava nas ruelas, avenidas e estradas na dolce Roma, naquele tempo) parados no Gávea, próximo do Cristo Redentor. Era tanta gente e tantas vozes meio às quais Tonho e Tônia chegam em trajes de baixo.<br /><br />Tonho vem a pé, seu corpo magro em cueca que poderia ser uma pintura de Caravaggio; pelo meio fio muitos copos descartáveis.<br /><br />Gervásio, com espocar de flashes, abre caminho a procurar enquadrar a cueca branca, as mãos grandes de Tonho que às vezes vêm à face, estendidos os braços... Tônia surge com sua simples calcinha e sutiã brancos bem lavados. Coloca as pontas dos dedos na cabeça; e Gervásio clica; e sua boca abre-se meio às mesas e aos que, de pé, sentem os flashs na cara a ela dizer em voz alta e calma "estapafúrdia". Os dois, lado a lado ( abrem e fecham as pálpebras)andam com cerimônia braços esticados para o alto, passando pela cabeça e vão ali do lado. E ela diz:"desengonço".Tonho faz ginástica na calçada.<br /><br />Meu leitor, minha leitora, colegas em geral e amigos! ELES COMEÇARAM A CORRER<br /><br />.Vejam de novo a foto tirada pelo Gervásio.<br /><br />Eu e Gervásio nos encostamos num carro e ouvimos eles calarem meio à praça.<br /><br />Carros correndo solto com sirenes. Um sobe na praça espantando namorados. Faróis impiedosos, abrem-se as portas e saem quatro caras. Os seguram pelos braços, tapam-lhes a boca e a desnudam chamando-a de feia e a Tonho de viado. Roçam seus paus até que num movimento inesperado Tonho e Tônia conseguem se livrar das mãos nas suas bocas e gritam, gritaram enquanto eram jogados no chão e gritam, gritam de um jeito que nem mesmo quem vive a gritar grita. O carro levantou poeira. E, num claro ficaram só que sem lágrimas até Dilermando correr, chamar táxi. Gervásio fotografava.Uma multidão se deslocara. Amanhã as fotos nos jornais mais baratos e nos mais caros também.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-19232653233899805952008-06-02T18:49:00.001-07:002008-06-03T00:37:21.370-07:00AS FOTOS DESTE BLOG NÂO SÂO FRANQUIAS. TÊM AURAFOTO alaranjada NO PROG de Walter Benjamim.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-30582588990447332952008-06-02T18:47:00.000-07:002008-06-30T19:19:19.162-07:00ESTAMOS SEM SOM. O AR CONDICIONADO ESTÁ DESLIGADO. E MARCELLO ESPERIMENTA LUZDemoro a escrever. Esperem.<br />Tonho e Tõnia têm os braços não tatuados na boca de cena do palco, OLharam para cima, para a cabine.Para Marcello que toca em seus óculos. Marcello, o iluminador.<br />Queremos passar a abertura do mini-espetáculoe Zito , sonoplasta, é um cara que não chega. A abertura. E nenhum sinal dele no saguão do teatro.<br />E a tarde é comprida. E palavras ainda tardam. Atravesso o palco com o objeto de cena jornal na mão. Atravesso o espaço até o fundo onde me posiciono sem pressa.Meus pés andam, é verdade...parece dizer, às vezes, a cidade. A cidade à tarde.<br />Neyde , atrás da última fileira de poltronas, cabeça recostada nas mãos que seguram a vassoura presta atenção, de longe, no palco <br />Marcello acende spots. Liguem-se!<br />Tonho e Tônia firmam-se em seus pés ( posso imaginar as plantas dos seus pés que foram fotografados por Zito, acredita?). Zito demorou.<br />Recolhi os dedos. Olhos abertos ao Marcello acertar a luz.ÊI tenho vontade de gritar: ÊI ! Tonho , acesso pela luz amarela de Marcello, larga os braços ao longo do corpo e Tônia dá um grito agudo.Abre-se um esgar em meu rosto que estou com um jornal na mão,sinto meus dedos. Dedos que digitam.Tonho coloca as mãos em suas coxas; Tônia, mexe em seus cabelos curtos pintados. Marcello toca em seus óculos. Estamos sem som. O saguão do teatro está vazio.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-39258702759606387612008-05-30T16:53:00.000-07:002008-06-02T19:36:09.595-07:00TODOS OS BARULHOS DA RUAromulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-64658381872218069262008-05-30T16:47:00.000-07:002008-06-03T10:12:31.466-07:00TÔNIA, PERFORMER, VAI À REDAÇÂO DO JORNALTonho e Tônia vinham pelo Jardim Botânico rumo à redação do jornal de bairro onde Dilermando trabalha. E eu trabalho continuamente para dizer quem é ele; mas e quanto à reação provocada pela crítica de DILERMANDO às perfomances deles, à céu aberto outra noite, num restaurante cheio de expressões e explosões cariocas? O que pensou-se quando se lia (na crônica de segunda-feira chamada BRUCTUM)que quando Tonho e Tônia,lá, com roupas nordestinas e surf wear diziam palavras como " multiplicidade" " registro" e outras,meio acadêmicas? O público espanta-se com conceitos, categorias como " eu","sociedade", " lazer" que eles emitiam perguntava ao final do texto para o leitor do jornal em que trabalha.É.<br />Acho que Tônia deve ter pego o jornal de bairro na soleira da porta numa manhã em seu pequeno apartamento e lhe veio a idéia de convidar Dilermando para escrever o mini-espetáculo. "Talvez ele possa nos sustentar textualmente" diz para Tonho uma Tônia que irá atrás de patrocínio e pesquisará salas de espetáculos. Vinham pela rua JArdim Botânico.E Carlos Minc assumia um ministério.<br />Lá foi ela subir à redação,só. Economicamente. Tonho na calçada olhava para o trãnsito e Tocava em coisas no seu bolso.Vieram pela rua JArdim Botãnico,e chegaram ao Largo dos Leões, perto da redação do jornal de bairro. Perto do Cristo Redentor. <br />Jà à mesa de Dilermando, tentanto a escrita da crônica para amanhã, Tônia elogia seu jornalismo laborioso ( o que me fez levantar a cabeça); pergunta se eu não podia elaborar contemplações para serem encenadas num teatro. "Para nós, cariocas desordenados". "Contemplações para que outros ouçam o que é dito baixo, vistas de cadeiras reservadas ", imaginado pelas letras", "uma, assim, História curiosa como nos vem à cabeça agitada"... e dizia assim e mais ..."cenas sem importância, só de detalhes...", "um texto de palavrões e poesia, pronto Dilermando !"...<br />DIlemando se levantou, olhou para ela e abriu um pouco a cortina da janela. Seus olhos abertos num dia alaranjado.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-4745245503851251792008-05-30T16:26:00.000-07:002008-06-03T10:19:27.739-07:00TODO UM TEMPO DE UM MUNDODeixa a cortina que dá para a rua e Tõnia já pausa fotos de Helena Ignez em Copacabana, Mon Amoursobre a mesa.<br />- A construção textual pode ser tua, seu laborioso!" gesto súbito e um sorriso chamam a atenção dos colegas jornalistas perto; então, na mesa onde está o pc e todo um material que recebo pensei na luminosidade do sol sobre Tonho lá fora. Vai à janela de novo, e é pego por visão como se estivesse atingido por uma lufada de vento ao Tônia repetir" A estrutura, Dilermando". A estrutura? Logo franze o senho, inclina a cabeça de forma enfática para falar aos olhos de Tônia:<br />-Pode ser, Tônia.E olha para a foto de Helena Ignez . Bom. Preciso de tempo para pensar,mais que tempo. Conversamos mais depois. Estou pensando no nome da crônica de manhã. <br />Volta a digitar, mexendo os pés dentro dos sapatos e entreabre, num intervalo, os lábios e há menção de meneio de cabeça confirmando o encontro proposto por ela para mais tarde enquanto escolhe um título para aquela crônica,BRUCTUM, sobre todos os barulhos do dia. E não vai imeditamente à janela para seguir, olhar longamente Tonho e Tônia que andam nesta quarta-feira, véspera de um feriadão, pela rua JArdim Botânico.Fica a cortina atingida pelo vento.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-66539375316852558232008-05-30T16:20:00.001-07:002008-06-02T18:41:48.159-07:00DILERMANDO ACOLHE A IDÈIABeberam cerveja.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-7942295368667135842008-05-26T12:52:00.001-07:002008-06-02T19:59:27.681-07:00ABERTURA DO MINI-ESPETÀCULO JÀ TEM FOTOS NO PROGA perna mais para frente de Tonho, a outra mais recuada. Suas grandes costas, braços estirados, abertos e que , em momentos, caem ao longo do corpo. Em outros, Tonho volta a ficar de pés juntos. Isso tem uma música?<br />Publiquei a fotografia dos pés nús de Tonho no meu blog, O PROG. É no PROG, no rascunho, melhor dizendo, que esboço cenas para aqui. PAra o mini-espetáculo. Fotos do Zito Fontes que demorou...<br />Preciso lembrar do dia, à saída do teatro, depois de um ensaio. Tonho voltava da escada da entrada do teatro e aperta minha mão silenciosamente até a Neyde, mãos balançando o molho de chaves passar dizendo " vamos, pessoal, vamos pessoal".<br />A sensação íntima que esse cumprimento me trouxe quase me deixa indiferente a todo o barulho da rua. <br />E à atenção planar-espacial da garota pós-revolucionária atual de sempre voltar para mim, no fundo do palco, seus ouvidos e nariz pequeno ( fotografado, e também presente na luminosidade do PROG), perfil desenhado pela luz de Marcello, sei que mudo, jornal na mão dobrado e pulsos a vibrar ouvi Tonho, como uma legenda de uma foto, dizer em alto e bom som o nome do espetáculo. Jogo o jornal longe.Rio.<br />-SEMI-ESFORÇO : VISION, macacada !<br />Luz do Marcello aumenta ( olhe as lentes de seus óculos). E Tônia junto à entoação do nome começa o movimento ondulante de seus braços e dedos. Pálpebras pintadas de sombra azul cintila intensamente à tarde ao mesmo tempo que Tonho concentra-se num pulo qual Toshiro Mifune em Os Sete Samurais que ele viu uma vez lá em casa.<br />5 horas da tarde. Anoitecerá. Nós iremos a um bar.É. No mesmo bar onde outra tarde comentava uma reportagem do durável Fantástico sobre trabalho escravo e a ela, cotovelos apoiados à mesa, veio, num silêncio só interrompido pelas expressões e explosões locais, este título : SEMi-ESFORÇO: VISION! Tonho, braços cruzados no peito, fez certo sinal de concordância.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-12718359878862009762008-05-26T12:39:00.001-07:002008-06-01T12:35:25.961-07:00UM PALAVRÃO, PELO AMOR DE DEUS, DILERMANDO !É de madrugada que digito cenas para SEMI-ESFORÇO: VISION no rascunho do blog que mantenho, O PROG. E é de manhã que vou para a redação do jornal de bairro onde escrevo umas crônicas, dou umas notas.<br />Estamos" passando o texto" , no teatro, de esquete em que Tônia e Tonho falam sobre um velho homem cansado que corre ao mesmo tempo que faz sinal para o ônibus.<br />Ao " passar o esquete" que começa com Tonho lendo PENUMATÓRAX, uma poesia de Manuel Bandeira, Tônia levantou.<br />" Como a velocidade está entranhada... e, olha ( neste momento encarará a platéia para logo voltar seu olhar para Tonho), olha, nós estamos bem seguros na nossa juventude quando imaginamos que um senhor corre tanto, tendo em sua vida tanto andado! Dilermando- volta-se para mim- dê alguns palavrões para Tonho !"-<br />- Podem fazer parte do espetáculo parecer absolutamentee comum e, assim, comunicamos raiva cidadã com poética. Tonho cruza os braços no peito. "palavrões são um grande prato quando se pensa grande, e desabafa-se "."<br />Dilermando pede para Tonho continuar, e diz para ela garimpar um maiô inteiro, de vedete tradicional, para usar na hora em que Tonho aparecer de pés nus durante outra poesia.<br />-Entendo- e acende um cigarro séria naquela hora com ponteiros e números nos pulsos de todos. Tonho anda pela platéia e Neyde à frente num trenzinho daquela leitura dançante e crítica.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-75886078806415371062008-05-26T12:38:00.001-07:002008-06-01T11:29:36.002-07:00PRA COMEÇO DE CONVERSA. TÔNIA EM PEQUENA ENTREVISTA NO PROGTônia está abrindo o espertáculo com roupa sadô- masô . Balança os braços como uma borboleta e de óculos escuros presos à testa. São performers de rua, gente culta de mass-media, como de rua mesmo, e através de leituras, janelas de ônibus e novelas, humorísticos...<br />Tõnia chega a ter Os Sertões, tendo passado por Charles Dickens, Nelson Rodrigues e lido Clarice Lispector como também assiste a Duas Caras. Vê programação televisiva das tardes. <br />-Tônia, você com toda esta informação e contato com produtos, obras, enfim, você não se assume como elite, sem que corra o perigo de ser desconsiderada pela mídia, já que não és uma mulher famosa ?<br />- Dilermando, eu tenho o nome de uma mulher ícone mas que poderia ser de uma dupla sertaneja texana. Isso não é engraçado? Olha, da confusão às vezes pode sair direção. Sou uma Buarque de Holanda, por parte de mãe e há tanto tempo que raízes do Brasil virou copa, galho... e, falo que para mim High Culture ou Fashion são quase a mesma coisa ( ela ri).<br />- O PROG é uma tentativa minha de fazer jornalismo de qualquer coisa e para mim você parece ser uma mulher-artista no duro. Mas você " se acha" na vida cotidiana?<br />-Exatamente, mas para efeito de concentração me sinto como uma doméstica, uma faxineira, até uma prostituta.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-35527908343112197282008-05-26T12:33:00.001-07:002008-05-26T12:33:45.502-07:00Começamos. Quando conversamos, descontraidos, falamos com distanciamento e atenção para com a realidade. Flagrá-la em frases, pegar-lhe uma alma num roteiro de fragmentos saturados, espontâneos, é uma tarefa. Sou jornalista. Aqui minha principal função é a" construção textual"como Tônia diz. Semi-Esforço : VIsion é título sugerido por ela numa noite em que falamos de trabalho escravo mostrado num programa de longa data, o FANTÁSTICO e penso no silêncio (somos assistidos pela faxineira, a Neyde, que está atrás das poltronas da platéia). Silêncio diferente na sala de espera onde Zito, Zito Fontes, chega, atrasado.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-84156043346149614422008-05-25T12:25:00.004-07:002008-05-26T12:50:32.963-07:00ZITO diz OK ao balanço impulsivo, e pensado, dos braços de dois performers queridões.Chega respirando, sandálias chegam à platéia deste teatro . Mais tarde, sempre, continuaremos nossas conversas, certeza para o teatro, de situações não absolutamente silenciosas ao bebermos a pagã cerveja. Ouço os passos de Zito, o sonoplasta, largando um livro que trás por sobre uma poltrona da platéia do teatro e, tirando as sandálias para subir até sua cabine, ouço sua respiração subindo a escada da cabine que ele apelida de Alfa Soixante, um filme que não está em cartaz.<br />Cláudio passeia um refletor sobre o palco. Reluz a sombra azul nas pálpebras de Tônia.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-67486569110829063822008-05-25T12:25:00.003-07:002008-05-25T21:14:32.225-07:00ZITO, o Sonoplasta que vem da rua é sofisticadamente erudito, e silencioso.2O silêncio do palco não é o mesmo, ou igual, ao silêncio da sala de espera onde Zito está chegando. Zito chega. Nosso músico, e sonoplasta. Neyde rapidamente o olha. Está atrasado, ouve-se sua respiração. Tonho e Tônia sob luz tênue do Marcello ( nosso iluminador, que, inquieto, aí vai começar a mexer na luz ) parecem imersos entre movimento e pausa. Agitação e silêncio, e com atenção, imobilidade que parece de passarinhos em fios de eletricidade.<br />É como digo no blog : há certo distanciamento quando a realidade é suspensa para mostrarmos aspectos que, eles dizem, devemos lutar para trazermos para a cena.<br /> Os cabelos de Tonho caem à testa à procura de expressão sem muita preocupação imediata. Os cabelos de Tõnia, pintados de louro " por causa da moda ", ela já disse, debochada, estão fixados a gel. Tonho a acha " incrível " porque, enfim, ela é quem conseguiu o patrocínio de uma rede de supermercados. Isso mesmo! Ela conseguiu. É incrível; passou as mãos nos cabelos curtos, vincando um pouco o sorriso; e sem gel. "Sabe-se lá o que fez", eu disse naquele dia para eles rirem. Ela, então, baixou, firme, o arguto olhar, e disse um palavrão, "puta que pariu", com sorriso revelador, de lado, que Tonho aplaudiu. Estão sérios. Silenciosos.<br />Os braços de Tonho são fortes e tem mãos grandes como se pode pensar que um trabalhador tenha. Tônia é magra, "sexy", sempre fala acompanhando-se de um trejeito de Carmem Miranda. Ela adora a voz de Carmem Miranda. Vive num quarto.romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-57115050063027851372008-05-25T12:25:00.001-07:002008-05-25T20:59:03.842-07:00O Àudio3No fundo do palco, eu, quieto ( tem o áudio de barulho de trânsito combinado mas é que o Zito, atrasado, ainda não colocou). Eu seguro o objeto de cena "jornal". O objeto de cena " jornal" cai . Tônia levanta o rosto, rápida, muita sombra azul nas pálpebras à luz de Marcello se intensificar a ponto de provocar, nas mãos de Tonho, um ligeiro movimento, algo mesmo íntimo. Estou quieto, ao fundo do palco. O jornal caiu. Enfim Zito liga o áudio, fazendo um sinal de "ok".romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-60252659006515772352008-05-25T12:24:00.003-07:002008-05-25T12:24:45.783-07:0033romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-85408731984778115452008-05-25T12:24:00.001-07:002008-05-25T12:24:20.162-07:0044romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-83649261245174167532008-05-25T12:23:00.001-07:002008-05-25T12:23:36.482-07:0055romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-45273097085050839772008-05-25T12:22:00.002-07:002008-05-25T12:23:13.469-07:0066romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-72526485794616910752008-05-25T12:22:00.001-07:002008-05-25T12:22:36.835-07:0077romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-62417203636410225412008-05-25T12:21:00.000-07:002008-05-25T12:22:00.535-07:0088romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7740927938640336762.post-58776890648993809112008-05-25T12:20:00.000-07:002008-05-25T12:21:27.408-07:0099romulo de almeida portellahttp://www.blogger.com/profile/04462701989809413118noreply@blogger.com0