segunda-feira, 2 de junho de 2008

Gervásio, fotógrafo, e Dilermando acorrem para ajudar Tonho e Tônia num clarão no chão

Tenho que lhes contar sobre Tonho e Tônia outra noite. Já ouviram falar das muvucas dos Baixos da cidade ? Claro! Pois estava eu mais o Gervásio ( fotógrafo amigo que me acompanhava nas ruelas, avenidas e estradas na dolce Roma, naquele tempo) parados no Gávea, próximo do Cristo Redentor. Era tanta gente e tantas vozes meio às quais Tonho e Tônia chegam em trajes de baixo.

Tonho vem a pé, seu corpo magro em cueca que poderia ser uma pintura de Caravaggio; pelo meio fio muitos copos descartáveis.

Gervásio, com espocar de flashes, abre caminho a procurar enquadrar a cueca branca, as mãos grandes de Tonho que às vezes vêm à face, estendidos os braços... Tônia surge com sua simples calcinha e sutiã brancos bem lavados. Coloca as pontas dos dedos na cabeça; e Gervásio clica; e sua boca abre-se meio às mesas e aos que, de pé, sentem os flashs na cara a ela dizer em voz alta e calma "estapafúrdia". Os dois, lado a lado ( abrem e fecham as pálpebras)andam com cerimônia braços esticados para o alto, passando pela cabeça e vão ali do lado. E ela diz:"desengonço".Tonho faz ginástica na calçada.

Meu leitor, minha leitora, colegas em geral e amigos! ELES COMEÇARAM A CORRER

.Vejam de novo a foto tirada pelo Gervásio.

Eu e Gervásio nos encostamos num carro e ouvimos eles calarem meio à praça.

Carros correndo solto com sirenes. Um sobe na praça espantando namorados. Faróis impiedosos, abrem-se as portas e saem quatro caras. Os seguram pelos braços, tapam-lhes a boca e a desnudam chamando-a de feia e a Tonho de viado. Roçam seus paus até que num movimento inesperado Tonho e Tônia conseguem se livrar das mãos nas suas bocas e gritam, gritaram enquanto eram jogados no chão e gritam, gritam de um jeito que nem mesmo quem vive a gritar grita. O carro levantou poeira. E, num claro ficaram só que sem lágrimas até Dilermando correr, chamar táxi. Gervásio fotografava.Uma multidão se deslocara. Amanhã as fotos nos jornais mais baratos e nos mais caros também.

Nenhum comentário: